Ícone do site Blogueiro Convidado

Regras “obrigatórias” que você deve seguir ao usar o logotipo e a marca comercial do WordPress

Regras "obrigatórias" que você deve seguir ao usar o logotipo e a marca comercial do WordPress

Como um usuário do WordPress e blogueiro que escreve sobre a plataforma, existem algumas regras sobre o logotipo e a marca registrada do WordPress que você precisa manter em mente.

WordPress é um software de código aberto, mas ainda é protegido por leis de direitos autorais e marcas registradas. Muitos iniciantes não os conhecem e podem acidentalmente violar as diretrizes. Existem regras que você deve seguir ao usar o logotipo e a marca comercial do WordPress. Vamos dar uma olhada…

Noções básicas sobre GPL – A licença WordPress

Lembre-se, quando a maioria das pessoas fala em WordPress, está falando sobre WordPress.org. O WordPress é lançado sob a licença GPL de código aberto. Isso torna o WordPress um software livre. No entanto, grátis aqui é usado como em liberdade, não como hambúrguer grátis.

Esta licença dá a qualquer pessoa a liberdade de baixar, copiar, usar, estudar e modificar o código WordPress. Embora o uso do software em si seja gratuito, você precisará comprar um nome de domínio e uma conta de hospedagem de sites para instalar o WordPress e criar um site.

Você pode gosta de ler:

Existe um equívoco entre os iniciantes sobre software livre e direitos autorais. Embora você seja livre para usar o código do software da maneira que desejar, o software em si é protegido por leis de direitos autorais e marcas registradas.

O que isso significa?

Basicamente, você pode copiar o código do WordPress para criar um novo software, mas não pode chamar o seu software de WordPress. O nome WordPress é uma marca registrada de propriedade da fundação WordPress. É uma organização sem fins lucrativos que garante que o WordPress seja executado com sucesso como um projeto de código aberto gratuito.

Regras para logotipo e marca registrada do WordPress:

Regra 1. Sempre escreva WordPress com P maiúsculo

A maneira correta de escrever WordPress é com P maiúsculo. Essa capitalização é levada muito a sério pela comunidade do WordPress.

Se você for mencionar o WordPress em qualquer lugar, certifique-se de usar a grafia correta. Usar uma grafia incorreta é desaprovado e considerado pouco profissional. 

Regra 2. Não use WordPress em seu nome de domínio

Como mencionamos anteriormente, o nome WordPress é uma marca registrada de propriedade da fundação WordPress. Isso protege a marca WordPress e garante seu sucesso contínuo.

Assim como qualquer outra marca registrada, a WordPress Foundation reserva direitos de uso exclusivos para o termo WordPress. Isso significa que você não pode usar o WordPress como parte do nome de sua marca ou site. Essa restrição também inclui nomes de domínio.

Você pode usar o WordPress em um subdomínio como (wordpress.example.com), a Fundação WordPress se preocupa principalmente com domínios de nível superior.

Regra 3. O logotipo do WordPress

O logotipo do WordPress consiste na letra W em um círculo cinza ou às vezes branco com um anel cinza ao redor.

A altura da letra W é alta e elegante. Muitos blogueiros e proprietários de sites às vezes usam por engano o logotipo falso, que geralmente tem um W mais curto.

Certifique-se de usar o logotipo correto do WordPress em seus projetos. O logotipo do WordPress também está disponível como marca de texto, marca de texto com o logotipo W e o logotipo W.

Você pode baixar todos esses logotipos da página oficial de logotipos do WordPress. Fique à vontade para usar essas imagens em seus projetos. No entanto, certifique-se de usá-los de acordo com a política de marcas registradas do WordPress.

Regra 4. Nenhuma afiliação ou endosso

A fundação WordPress deseja que você use o logotipo e a marca WordPress para promover o próprio projeto WordPress.

No entanto, você não tem permissão para usá-lo de uma forma que sugira endosso ou afiliação ao projeto. Aqui estão alguns exemplos:

Em palavras mais fáceis, qualquer tentativa de tirar vantagem injusta da marca WordPress é uma violação da política de marcas registradas.

Conclusão:

A violação dessas regras pode causar processos judiciais, custaria muito dinheiro e você perderia o suporte da própria comunidade WordPress. A comunidade WordPress depende da base WordPress para realizar essas ações. Ele beneficia a todos no ecossistema e ajuda inúmeras empresas relacionadas ao WordPress a crescer e ter sucesso.

Sair da versão mobile