Você costuma cultivar hábitos para ter a saúde mental em dia? Se não, então é importante começar a cuidar disso especialmente agora, que vivemos uma pandemia global do novo corona vírus. Afinal, de acordo com uma pesquisa da UERJ, houve uma aumento de 80% nos sintomas de ansiedade e problemas mentais, com os casos de depressão dobrando no período da pandemia.
E olha que nem era preciso chegarmos ao estágio atual de pandemia para termos consciência da gravidade de não cuidar da saúde mental. O Brasil já era, de acordo com a OMS, o maior país do planeta em termos de pessoas ansiosas, com mais de 18 milhões de casos entre os brasileiros. Isso considerando a média de pessoas que efetivamente tenta tratar o caso, sem mencionar tantos outros que permanecem “escondidos”.
Por isso, é importante cultivar hábitos para ter a saúde mental em dia. Quer saber quais são os melhores? Então siga a leitura do artigo abaixo!
4 hábitos para ter a saúde mental em dia
1. Evite usar substâncias psicoativas
Um dos hábitos de quem consegue ter a saúde mental em dia é evitar o uso de substâncias psicoativas, como remédios, álcool, maconha e outras. Apesar de algumas dessas substâncias ajudarem contra a ansiedade e depressão, é importante evitar usá-las.
Isso porque é muito fácil desenvolver um vício nessas substâncias. Afinal, elas tratam o sintoma e não a causa do problema. Como são viciantes, é fácil acabar preso em um ciclo de usá-las para tratar um sintoma e precisar delas novamente pouco depois.
Não são raras as pessoas que acabam em uma clínica de recuperação em São Paulo porque começaram com o uso dessas substâncias para aliviar problemas como a ansiedade e a depressão.
2. Pratique atividade física
Você sabia que, por anos, o lema das Olimpíadas foi “corpo são, mente sã”? Pois é! Há muito, muito tempo que se sabe que um corpo são leva a uma mente sã e vice-versa.
Portanto, se você quer aliviar os danos causados por essas doenças e tratá-las na causa, insira a atividade física no seu dia a dia. A OMS recomenda ao redor de 150 minutos de exercícios por semana, o que é ao redor de 25 minutos por dia. Portanto, exercite-se para poder ter a saúde mental em dia.
3. Tenha momentos de lazer sem culpa
Um dos hábitos para ter a saúde mental em dia é poder separar um horário de lazer para a sua vida sem culpa. Normalmente, o ritmo de trabalho intenso que vivemos atualmente pode ser um problema sério para quem sofre com ansiedade e depressão. Isso porque a pessoa tende a afundar os problemas no trabalho e, por consequência, acaba por não descansar a cabeça.
Portanto, não se furte de ter bons momentos de lazer sem culpa, seja assistir a um filme, um reality show, uma série de TV, jogar video-game ou o que for. Você não é obrigado a ser produtivo 24 horas por dia.
4. Faça uma terapia
Por fim, uma última dica importante para poder tratar a causa da ansiedade e da depressão é fazer terapia. As pessoas com melhor saúde mental são aquelas que fazem terapia constantemente para poder melhorar e colocar os pensamentos em ordem.
Pronto, agora você já conhece alguns hábitos para ter a saúde mental em dia. Com eles, será mais fácil evitar problemas de ansiedade, depressão e outros males mentais, especialmente em um momento de pandemia, que é um prato cheio para o aparecimento dos sintomas. Lembre-se de que cultivar um hábito leva ao redor de 66 dias, então tenha disciplina e motivação para persistir até essas ações estarem embrenhadas no seu dia a dia. Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais e marque amigos que possam se interessar pelo assunto!