“Eu costumava me sentir deprimido no trabalho, odeio meu chefe e às vezes ficava tão entediado que adormecia na minha mesa!”
Se isso parece com você falando, provavelmente é hora de pensar em mudar de emprego ou carreira. Mas antes que você possa fazer sua carreira mudar, você precisa descobrir o que você quer fazer.
Uma das melhores maneiras de se esclarecer é completar uma avaliação de carreira. No entanto, existem literalmente centenas de testes de carreira por aí. Um teste de carreira é o mesmo que um teste de aptidão? Que tal um teste de personalidade e de carreira? Este artigo esclarece as diferenças e apresenta 7 critérios para decidir qual teste de carreira é melhor para você.
Leia Também:
👉 21 Questões para ajudar a sair do desemprego
👉 Como tornar o emprego dos seus sonhos realidade
👉 Qual carreira é melhor para você?
# 1 Teste de carreira versus teste de personalidade
O teste de personalidade é também projetado para fornecer orientação profissional?
Testes de personalidade só falam sobre seus traços de caráter, enquanto uma avaliação de carreira dá conselhos específicos de carreira. Naturalmente, ajuda saber se você é extrovertido ou introvertido e age por percepção ou intuição. Testes de personalidade como o Indicador de Tipo Myers Briggs (MBTI) e o Eneagrama são bastante úteis como informações básicas. Dar o salto da simples consciência do seu tipo de personalidade para estratégias de carreira específicas é muito difícil, no entanto. Se você quer um novo emprego ou carreira, é melhor fazer uma avaliação especificamente voltada para fornecer orientação profissional.
# 2 Específico vs. geral
A avaliação de carreira fornece recomendações concretas que você pode usar imediatamente, em vez de observações vagas que estão abertas à interpretação e que não podem ser acionadas? Além da mudança em si, a parte mais difícil de mudar de carreira é restringir suas escolhas. Mas se você não for específico, não poderá tomar medidas. Uma boa avaliação não deve ser geral como os horóscopos astrológicos do jornal.
# 3 Regras de motivação: por que a motivação é um indicador melhor do que aptidão ou personalidade
A avaliação de carreira mede a motivação?
A motivação é um indicador de carreira muito melhor que a habilidade ou a personalidade, porque o que você gosta de fazer é o que você fará e com o que você vai ficar muito bom (se ainda não for). Por que forçar um pino quadrado em um buraco redondo?
Quando você baseia suas decisões no que motiva você, você provavelmente se sentirá muito mais realizado e terá muito mais sucesso também.
# 4 Onde está a carne?
Mesmo se você for vegetariano, vai querer resultados “carnudos“! Uma boa avaliação de carreira deve incluir dados concretos, bem como detalhes e explicações suficientes para ajudá-lo a interpretar os resultados.
# 5 Você acredita nisso?
A avaliação de carreira é cientificamente válida? Uma avaliação de carreira eficaz deve ter alta confiabilidade preditiva. Essas coisas podem ser medidas estatisticamente. Qualquer coisa acima de 95% é muito boa.
A validade estatística é importante por vários motivos. Obviamente, você quer sentir que a avaliação fornece uma imagem precisa do que o motiva e não quer ser enganado por resultados grosseiramente imprecisos. Mas outro ponto é que, quando os resultados são críveis, isso aumenta sua autoconfiança. No meu caso, fiquei aliviado e encorajado a ver pelos meus resultados que eu havia escolhido a carreira correta. Foi uma espécie de confirmação ou validação: “Ufa! Que alívio!“
Lembre-se de que, em última análise, cabe a você decidir se um conjunto de resultados faz sentido ou não. No entanto, ajuda a usar uma avaliação altamente confiável.
# 6 Você consegue de A a Z?
Existem ferramentas adicionais disponíveis para ajudá-lo a obter resultados e desenvolver um plano de carreira claro para você?
Honestamente, muitas pessoas fazem testes de carreira e obtém insights brilhantes. Infelizmente, muitas dessas mesmas pessoas nunca conseguem transformar suas percepções em resultados. O que é necessário é uma infraestrutura de suporte de materiais e pessoas para ajudá-lo a aplicar seus resultados ao longo do tempo.
# 7 é rápido?
Mesmo na era da internet, ainda há muitos testes que você só pode fazer no papel. Demora 30 minutos ou até mais de uma hora para fazer o teste. Então você tem que esperar enquanto o teste é pontuado e processado. Você só pode obter seus resultados após vários dias ou semanas.
Pessoalmente eu prefiro testes de carreira que eu posso fazer online e que me deem meus resultados imediatamente.
Conclusão
Um teste de carreira é apenas uma ferramenta e apenas um passo na sua jornada de mudança de carreira. No entanto, vale a pena gastar algum tempo para entender quais tipos de testes estão disponíveis e qual é o melhor para você. Apenas lembre-se disso.
Sem comentários
Deixe um comentário Cancelar