Indo pela definição do dicionário, a motivação é definida como tal; “uma razão ou conjunto de razões para realizar algo ou se comportar de uma maneira particular“. É uma forma de força motriz que todos temos, que empurra seu próprio pedal quando vê oportunidade.
Por exemplo, quando você vê um anúncio para uma nova vaga de emprego e está procurando algo novo ou diferente, a voz no fundo da sua mente não diz: “por que não?” E mesmo que você não esteja procurando algo novo ou diferente, a motivação pode apenas fazer com que você faça essa mesma pergunta em qualquer caso.
Para declará-lo simplesmente, a motivação se torna a ambição próspera de ter algo realizado na vida. Essa motivação pode ajudá-lo a descobrir problemas quando você está preso, superar emoções avassaladoras e ajudá-lo a buscar novas alturas.
Todos nós temos ambições, sonhos e aspirações e quanto mais você permite que sua motivação o inspire, mais você pode fazer.
Pode ajudá-lo a superar os hábitos também. Coisas como beber e fumar podem parar quando você está motivado para ver o final. Caso contrário, é difícil dedicar-se a algo se você fizer isso com relutância.
No entanto, com motivação, você é impulsionado por um sentimento de disposição e inspiração que o torna muito mais preparado para agir contra ou a favor de si mesmo.
Por que você precisa de motivação?
Há pouco para debater, motivação é a chave para o progresso. Todos devem desenvolver suas próprias paixões para evoluir na vida. Quando você quer crescer ou melhorar a si mesmo, você tem que tentar coisas novas. Sem fazê-lo, você não conseguirá coisas como auto-reconhecimento e respeito, que são aspectos vitais em uma vida saudável.
Você pode não perceber, mas você se motiva todos os dias de muitas maneiras pequenas. Por exemplo, neste momento, você acabou de se motivar para ler este artigo. É provável que você esteja aqui porque gostaria de melhorar alguns aspectos de sua vida.
Ou, em um nível mais genérico, você vai trabalhar porque existe a motivação de um cheque de pagamento no final do mês. Você trabalha duro para que possa ganhar apreciação e reconhecimento entre os colegas, ou talvez a capacidade de fazer algo que você ama o motive a se levantar todas as manhãs e ir trabalhar.
Se você tem um ótimo chefe no trabalho, alguém que tenha tempo para conhecer seus funcionários ou que aprecie um trabalho bem feito, talvez seja isso que motiva você a trabalhar e dar o melhor de si.
Questões no local de trabalho de a parte, você também se motiva em muitas situações cotidianas. Se você é um doador ou alguém que deseja ajudar os outros, você pode ser motivado a doar seu tempo ou dinheiro para uma causa. Se você é movido por um desejo de realização, pode passar horas estudando apenas para entrar em uma universidade de prestígio.
Da mesma forma, se a auto-expressão impulsionar você, você pode estar motivado para se tornar um escritor ou, se você for um atleta, talvez seja motivado pela emoção de um esporte, pelo desafio de vencer o jogo, ou você é simplesmente impulsionado pelo seu melhor desempenho pessoal.
Na sua forma mais simples, é isso que é motivação. Pode vir de você mesmo, ou alguém pode te empurrar para fazer alguma coisa. Onde quer que seja a fonte, a motivação é a iniciativa para ter sucesso e ultrapassar limites que você ou qualquer outra pessoa atrai para você.
Existem muitas situações em que a motivação pode afetar suas decisões, mas nem todas vêm do mesmo motivador. Algumas coisas exigem um grande passo para a ação, enquanto outras como as acima mencionadas só precisam de um empurrãozinho para você ir. Essa é a magia da motivação.
Tipos de motivação em sua vida
Existem diferentes motivadores que ocorrem em sua vida para ajudá-lo a seguir em frente. Alguns motivadores são grandes, como deixar o emprego ou mudar de uma cidade para outra. Esses motivadores deixam você em pé por mudanças quase que imediatamente. Você vai precisar de um emprego, então você tem que trabalhar o mais rápido possível.
Um motivador menor poderia ser recebendo uma oferta de tempo limitado, dois por um no shopping. Você pode não perceber, mas nesse exato momento você foi motivado a aceitar o acordo e comprar o produto. Pode ser o golpe típico do mercado, mas é o exemplo ideal de motivação para que você aja rapidamente definindo um limite de tempo para o negócio.
Além de grandes e pequenos motivadores, há motivadores positivos e negativos.
Motivadores positivos são aqueles que o inspiram a fazer algo porque você sabe que o resultado final é bom. Um exemplo poderia ser montar um berço.
Pode ser muito trabalho, especialmente se esta for sua primeira tentativa. Mas você ainda está pronto para fazer isso porque sabe que vai precisar de uma cama para colocar seu filho. Isso prova ser motivador suficiente para os pais e eles voluntariamente montam o berço para o filho.
Ser seu próprio patrão pode significar trabalhar 80 horas por semana, mas poupa o incômodo de trabalhar 40 horas por semana para outra pessoa. Em outras palavras, dá-lhe a liberdade de tomar suas próprias decisões e trabalhar com um sentimento de auto-estima. São esses os motivadores positivos.
Os motivadores negativos são aquelas coisas na vida que o encorajam a fazer alguma coisa, porque você sabe que, se não as fizer, acabará com um gosto ruim. Isso não torna os motivadores negativos a alternativa de motivadores positivos.
Com um motivador positivo, você age de acordo com o livre arbítrio. No entanto, os motivadores negativos são muito necessários, mas você não o faz inteiramente por livre arbítrio.
Prazos são os melhores exemplos para este caso. Quando lhe é dado um prazo, significa que você tem que entregar o trabalho, ou enfrentar as conseqüências que você não quer.
Assim, o motivador que faz você terminar seu trabalho no prazo é evitar o possível resultado adverso, tornando-se um motivador negativo. Eles podem ser irritantes, mas às vezes a única maneira de fazer as coisas.
Embora todas essas coisas motivem, também podem haver situações em que elas não motivam você. Como a terceira lei de Newton, para cada ação, há uma reação igual e oposta.
Motivação e Desmotivação
A motivação ajuda você a transformar uma ideia em uma ação e normalmente é um sentimento positivo; o sentimento de realização e comprometimento. A desmotivação é o oposto disso.
É a percepção de que você não pode realizar nada, não é capaz ou não é adequado, e é um sentimento sombrio de se carregar por aí. Como um tijolo puxando seu estômago, isso faz você se sentir mal e, em casos comuns, letárgico.
A desmotivação nem sempre está no seu controle. Um dia ou uma experiência ruim podem impedi-lo de fazer algo a respeito, fazendo com que você se sinta mal consigo mesmo. Você pode ter tido uma experiência horrível com a condução em sua primeira tentativa, e não importa quantas vezes você tente, diga a si mesmo que será diferente na próxima vez ou você sucumbirá ao fracasso da ultima vez.
Enquanto uma pessoa pode se sentir motivada com uma promoção, outra pode ser desmotivada por ela. A primeira pessoa aqui a vê como uma oportunidade ideal para alcançar uma posição mais elevada no trabalho entre colegas. A segunda pessoa pode se sentir desmotivada porque sabe que suas chances de obter a promoção são menores do que a primeira pessoa.
Este é um exemplo de motivação positiva, mas, ao mesmo tempo, é um método não intencional de desmotivar alguém.
Então, enquanto você pode se sentir motivado a trazer uma torta de maçã crocante para o seu piquenique, alguém pode se sentir desmotivado pelo seu excelente deserto e não trazer sua própria torta. Às vezes, está fora de seu controle desmotivar os outros, mas às vezes é e leva um pouco de consideração para ver.
Simplesmente, há momentos em que você fica desmotivado e nunca se sente bem. Mas as emoções desmotivadas nunca devem mantê-lo abatido e, em vez disso, lembrá-lo de que há algo a ser feito e, se você não fizer isso, quem mais fará isso por você?
Portanto, a ideia básica aqui é que a desmotivação é o efeito contrário da motivação. É um bloqueio que impede que você se torne motivado e sua cura é, no mínimo, motivação.
Sem comentários
Deixe um comentário Cancelar