1. Relacionamentos

Um guia para namorar alguém que a critica

Talvez você tenha saído em alguns encontros e parece que as coisas estão indo bem. Seu novo interesse romântico é atraente, financeiramente estável e divertido. No entanto, você gostaria que ele fosse menos crítico com você.

É uma preocupação válida porque muitos especialistas acreditam que críticas excessivas são um dos principais preditores de divórcio. Também é um comportamento que tende a aumentar com o tempo. Ao abordar o problema com antecedência, você estará em uma posição mais forte para alterar a maneira de se comunicar ou seguir em frente, se necessário.

Os casais podem discordar sem se desvalorizar. Aprenda a lidar com críticas excessivas e compartilhar comentários construtivos.

Como lidar com críticas excessivas:

Um guia para namorar alguém que a critica
  1. Aumente sua autoestima. Uma dieta constante de desaprovação pode ser desmoralizante. Aumente sua confiança estabelecendo metas significativas e trabalhando em direção a elas. Lembre-se de suas realizações e rodeie-se de familiares e amigos solidários.
  2. Definir limites. Crie regras básicas para desviar críticas inadequadas. Deixe claro que xingamentos e zombarias são inaceitáveis.
  3. Fique calma. Seu namorado pode estar mais disposto a ouvir seus pontos de vista se você puder manter suas emoções sob controle. É natural ficar brava ou chateada se você acha que está sendo tratada injustamente, mas parar um momento para se acalmar pode ajudar a restaurar a harmonia.
  4. Tenha compaixão. Lembre-se de que o comportamento do seu namorado provavelmente diz mais sobre ele do que sobre você. Críticas excessivas são frequentemente associadas a altos níveis de ansiedade. Se você puder ajudá-los a se sentirem mais à vontade, eles podem aliviar.

Você pode gostar de ler:

👉 Relacionamentos: como ser feliz sozinho?

👉 Ficar amigos depois de terminar um relacionamento

Como se comunicar de maneira mais eficaz:

  1. Pense positivo. Tente ser alegre e otimista. Crie uma atmosfera positiva, compartilhando elogios sinceros e chamando a atenção para as coisas que estão indo bem.
  2. Fale gentilmente. Escolha suas palavras com cuidado. Você pode discutir assuntos delicados e discordar sem ser desagradável. Antes de abrir a boca, pergunte-se se o que você está dizendo é verdadeiro e útil.
  3. Seja específica. Guie seus comentários para ações específicas, em vez de criticar o caráter ou a personalidade de alguém. Diga para seu namorado que você gosta de fazer planos com antecedência, em vez de acusá-los de serem preguiçosos ou imprudentes.
  4. Evite culpar. Mude seu pensamento de lançar a culpa para aceitar a responsabilidade. Os relacionamentos ficam mais tranquilos quando ambas as partes assumem a responsabilidade por suas escolhas.
  5. Identifique os problemas subjacentes. Outra coisa pode estar acontecendo se seu namorado estiver expressando um forte desagrado por suas escolhas de carreira, calçados e cortinas da sala de estar. Talvez estejam chateados por você ter chegado 20 minutos atrasada sem mantê-los atualizados.
  6. Foco em soluções. As críticas são construtivas quando se concentram em fazer mudanças positivas. Pergunte um ao outro o que você está tentando realizar quando fornece feedback.
  7. Expanda suas opções. É fácil ficar preso ao presumir que há apenas uma maneira correta de abordar uma tarefa. Procure ser mais flexível para poder acomodar outras pessoas e encontrar acordos que sejam mutuamente satisfatórios.
  8. Trabalhar juntos. Reforçar a cooperação, em vez de pensar em termos de vencedores e perdedores. Se seu namorado estiver disposto a criticar os outros, faça o possível para entendê-lo. Se ele não gosta das coisas como são, respeite sua decisão e resista a qualquer desejo de retaliar ou puni-lo.
  9. Considere aconselhamento. Se você perceber um padrão de escolha de parceiros que menosprezam você, procure um terapeuta especializado em relacionamentos. O aconselhamento de casais também pode ser benéfico se você desenvolver um relacionamento sério em que sinta que está sendo controlado ou coagido.

Pare de fazer críticas excessivas, elas podem minar seus relacionamentos românticos e sua autoestima. Informe aos outros como os comentários deles afetam você e resolva as diferenças com respeito.

Você gosta dos artigos de Carinha Feliz? Follow on social!
Comentários para: Um guia para namorar alguém que a critica

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *