
Você acorda de manhã cheio de pavor ao pensar em ir trabalhar? O trajeto diário parece a jornada dos condenados a você? Se a resposta for sim, há uma alta probabilidade de que você esteja sofrendo de estresse decorrente de não gostar do seu chefe! Um chefe injusto ou muito exigente é um dos motivos mais comuns citados como culpados pelo estresse no local de trabalho.
Você pode gostar de ler:
👉 5 Maneiras Simples de Acabar Com a Ansiedade e Ataques de Pânico
👉 Livre de estresse: Lista de verificação de gerenciamento de estresse
👉 Como conseguir dormir quando você está muito estressado
Todo trabalho tem aspectos que causam estresse de tempos em tempos, mas um chefe excessivamente exigente ou arrogante não é um estressor menor, de forma alguma. O chefe é o chefe e conviver com ele ou ela pode ser essencial para o sucesso de sua carreira. Você não precisa necessariamente gostar do seu chefe, mas precisa coexistir profissionalmente, se quiser continuar trabalhando lá e obter o sucesso que deseja.
Se isso parecer uma coisa impossível, considere implementar essas cinco maneiras de lidar com o estresse no local de trabalho.
# 1 – Não dê munição ao seu chefe
Escusado será dizer que você deve sempre fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. Afinal, é para isso que você está sendo pago. Pode ser tentador dar menos de 100% quando você sentir que seu chefe não reconhece seus esforços de qualquer maneira, mas se você fizer isso, estará apenas justificando que ele seja duro com você. Eles dizem que o creme sempre sobe ao topo, então, certifique-se de que você é o creme e deixe que seus colegas menos conscientes se tornem o alvo dele.
# 2 – Pense em seu chefe como um anti-mentor
Se um dia você desejar ser um gerente, trate sua situação como uma experiência de aprendizado. Quando você vê ou experimenta seu chefe agindo de forma injusta ou arrogante, pense em como ele deveria ter lidado com a situação e tome nota de como NÃO se comportar quando se deparar com uma situação semelhante no futuro.
# 3 – Olhe para cada dia com olhos frescos
Só porque você teve um dia ruim no trabalho ontem não significa que você terá um dia ruim hoje. Vá trabalhar com um estado de espírito positivo e confie que será um bom dia. Se você fizer isso, será preciso muito mais para desgastá-lo do que se você começasse a se sentir negativo em relação ao seu trabalho e a que estresse e infelicidade o dia poderia trazer.
# 4 – Não se deixe intimidar
Retratar seu público nu é uma dica comumente citada para se livrar dos nervos ao falar. Você pode não querer fazer isso com seu chefe para reduzi-lo mentalmente, mas você pode se lembrar que os chefes também são apenas humanos. Eles comem, respiram, amam e riem como todos nós. E por um centavo eles terão suas próprias lutas pessoais e profissionais para lidar. Isso por si só não justifica tratá-lo mal, mas pode ajudar a dessensibilizá-lo às maquinações dele, para que você possa lidar melhor com eles.
# 5 – Tome uma atitude se você precisar
No final do dia, todos temos opções. Se seu chefe está tornando seu trabalho insuportável, é hora de mudar. Se seu chefe está realmente fora de sintonia com a forma como ele o trata, considere passar por cima de sua cabeça para um superior. Caso contrário, considere procurar emprego alternativo. Se você precisar melhorar suas habilidades para seguir em frente, considere um investimento positivo em seu futuro, e não algo que você está fazendo por desespero.
Faça o que fizer, você deve saber que poucas pessoas consideram o trabalho delas perfeito. Esses poucos sortudos estão na vasta minoria. Mas lembre-se sempre: você tem o poder de decidir como se sente. Você não pode controlar o que as outras pessoas fazem, mas pode controlar como pensa sobre as coisas e o que faz sobre elas.