Durante a pandemia do Covid-19 um dos trabalhos que mais se destacou foi o do enfermeiro. Essa nobre profissão esteve na linha de frente combatendo o vírus e cuidando dos pacientes em estado grave, operando respiradores manuais e realizando toda sorte de atividades enquanto encarava a doença de frente.
Infelizmente, perdemos muitos profissionais nessa luta, mas seu trabalho junto com os médicos e outros agentes de saúde foi fundamental para evitar um cenário ainda mais catastrófico.
Mas nesse artigo a gente separou para você, que acabou de se formar na área de enfermagem ou pretende ingressar nessa carreira, algumas dicas que podem ajudá-lo no início da sua profissão.
O que faz um enfermeiro?
Um enfermeiro atua junto com outros especialistas como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e anestesistas como um agente responsável pela manutenção da saúde dos pacientes.
Trata-se de um profissional indispensável em hospitais, clínicas e outros espaços ligados à área da saúde, portanto é necessário muito estudo, dedicação e planejamento.
Onde um enfermeiro pode atuar?
Como dito acima, além de hospitais e clínicas particulares, um enfermeiro também pode trabalhar em unidades de saúde, em empresas privadas ou até mesmo com cuidados domiciliares, também conhecido como home care.
Quais são suas principais atribuições?
Além da coleta de dados e o acompanhamento do paciente, o enfermeiro também é responsável por administrar medicamentos, manter a higiene do ambiente e coordenar toda a equipe de enfermagem.
Por onde começar?
O primeiro passo é focar nos estudos. Procure um curso superior ou técnico na área e se dedique 100%, pois além de aumentar suas chances de conseguir um bom emprego, você estará lidando com seres humanos no seu dia a dia, então um profissional despreparado pode cometer erros que custarão a vida de outras pessoas.
Após concluir a sua graduação, o ideal é começar a ter experiência na prática além do estágio. Uma vez adquirida experiência inicial, comece a procurar cursos de especialização ou extensão. O ramo da enfermagem é bem competitivo e você precisa de algo para se destacar no mercado de trabalho.
Uma recomendação é ver os cursos do Ensino em Saúde. Eles contam com excelentes especializações e graduações para enfermeiros, o que permite avançar no mercado e conseguir maior segurança nas oportunidades de emprego.
Conheça o mercado de trabalho
Dentro da enfermagem existem diversos segmentos, como por exemplo, enfermagem geral, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, geriátrica médico-cirúrgica e até mesmo carreira acadêmica.
Pense bem antes de se dedicar a um desses segmentos mas, uma vez decidido, foque seus esforços em aprimorar cada vez mais seus conhecimentos na área.
É importante também que você tente atuar em um segmento que traz mais satisfação pessoal e não se baseie apenas na remuneração. Alguns preferem cuidar de idosos, outros de crianças, e etc.
Além disso, entenda que quase 8 em cada 10 enfermeiros no Brasil não têm formação superior. Isso mostra como ter uma especialização e uma educação de nível elevado pode ser um diferencial.
Tenha comprometimento
Você será o profissional mais próximo dos pacientes, portanto, para obter sucesso na função, a palavra chave aqui é comprometimento.
Cuide dos seus pacientes da melhor forma possível, pois eles estão confiando a você suas vidas. Tenha atenção aos seus anseios e dúvidas, pois, geralmente, eles se encontram em uma posição muito delicada, afinal, ninguém gosta de ficar doente.
Além disso, é importante observar que para um bom funcionamento é necessário que o enfermeiro esteja alinhado e comprometido com os valores e a missão da instituição onde trabalha.
Seja empático e saiba trabalhar em equipe
A melhor forma de cuidar de um paciente é entender como ele se sente e tratá-lo na forma como você gostaria de ser tratado.
E, é claro, dentro de um ambiente de cuidados da saúde você estará trabalhando junto a diversos outros profissionais, portanto trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso do atendimento.
O que você achou dessas dicas de carreira para quem recém se formou em enfermagem? Já se decidiu em qual segmento pretende atuar? Conte pra gente nos comentários abaixo.
Sem comentários
Deixe um comentário Cancelar