1. Carreira

Carreiras para quem quer trabalhar com esporte

A escolha de uma carreira é um passo importante em nossa vida. Trabalhar na área esportiva é o sonho de muitas pessoas e, o que a maioria não sabe, é que a variedade de carreiras para quem quer trabalhar com esporte é grande. Para além da carreira atlética em si, é possível encontrar carreiras na área do direito esportivo e até mesmo na área de exatas, como estatística, por exemplo.

Nem sempre a pessoa consegue se dedicar à rotina de um atleta esportivo, mas se interessa muito pelo mundo do esporte. Além disso, não é só o futebol hoje a área esportiva com maior destaque, novas modalidades esportivas têm ganhado espaço no Brasil.

Você pode gostar de ler:

👉 A carreira perfeita para sua personalidade

👉 10 passos para ter sucesso na carreira

👉 21 Questões para ajudar a sair do desemprego

Quer saber mais sobre as carreiras para quem quer trabalhar com esporte? Veja na lista a seguir as opções que mais crescem no Brasil.

6 carreiras para quem quer trabalhar com esporte

Carreiras para quem quer trabalhar com esporte

1. Educação Física

É uma das carreiras mais amplas para se trabalhar com esporte. O educador físico pode atuar em todas as modalidades esportivas, em clubes esportivos, academias e até mesmo em escolas. Dentre as funções, o educador físico pode organizar e supervisionar atividades físicas, orientando e acompanhando atletas, alunos e praticantes de esportes em geral.

2. Fisioterapia esportiva

É a área responsável pelo estudo, tratamento e prevenção de lesões e distúrbios relacionados à prática esportiva. O fisioterapeuta esportivo atua na prevenção e no tratamento dessas lesões, com técnicas corporais e dispositivos tecnológicos, sendo um profissional muito importante na atuação em clubes esportivos, clínicas médicas, academias, cuidando de atletas profissionais e amadores.

3. Psicologia Esportiva

Outra área que vem ganhando espaço nas carreiras para quem quer trabalhar com esporte é a Psicologia Esportiva. Apesar de recente, tem sido cada vez mais procurada, pela importância do acompanhamento e do preparo emocional dos atletas com a pressão e o estresse que podem ser causados em competições e campeonatos.

4. Direito Esportivo

Uma área em constante crescimento, o Direito Esportivo lida com o conjunto de leis e normas relacionadas à prática esportiva, envolvendo áreas como direito civil, direito empresarial, direito do trabalho, direito internacional, direito administrativo, entre outras. Essas normas estão presentes em leis como a Constituição Federal, o Estatuto do Torcedor, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a Lei do Direito de Imagem e até mesmo no Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 71, que garante à criança e ao adolescente o direito à prática de esportes, sendo um dever do Estado a garantia desse direito.

5. Comunicação

Se o seu interesse é atuar no ramo de comunicação, a área esportiva tem uma grande variedade de opções de carreiras. É possível atuar na área de Jornalismo e Rádio e TV, cobrindo eventos esportivos, entrevistando jogadores, realizando programas esportivos na TV, no Rádio, em canais no YouTube, podcasts, entre outros. Há também o Fotojornalismo, na captação, edição e veiculação de imagens esportivas, há espaço inclusive para áreas mais técnicas, como operador de câmera em eventos esportivos, por exemplo. Também é possível atuar nas áreas de Relações Públicas e Propaganda e Marketing, na relação com patrocinadores e até mesmo com as mídias sociais de clubes, atletas e organizações esportivas.

6. Estatística

Os interessados em Matemática e conhecimentos de exatas também podem atuar no esporte. O trabalho de Estatística envolve a análise dos dados numéricos relacionados ao esporte, que podem determinar o desempenho dos times e atletas, além de influenciar nas decisões de muitos técnicos e empresários esportivos.

Um exemplo famoso desse tipo de atuação está no filme Moneyball. Por lá, acompanhamos a história real de um estatístico e um treinador de Baseball que revolucionaram o esporte ao adotar conceitos de estatística na escolha dos atletas.

Existem muitas opções de carreiras para quem quer trabalhar com esporte e certamente você pode encontrar a sua, fazendo o que gosta, na área que deseja. Gostou da lista? Conta nos comentários qual área mais te interessou.

Você gosta dos artigos de Carinha Feliz? Follow on social!
Comentários para: Carreiras para quem quer trabalhar com esporte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *