1. Saúde

Entenda os impactos da higiene bucal com a qualidade do seu sono

De acordo com um estudo publicado na revista Sleep Epidemiology, em 2022, realizado por cientistas da USP e da Unifesp, 65,5% da população brasileira sofre com problemas relacionados ao sono. O que pouca gente sabe, é que os impactos da higiene bucal têm relação com esses problemas.

Entre os problemas mais comuns relacionados ao sono – chamados também de distúrbios do sono – é possível citar:

  • Apneia obstrutiva;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Roncos;
  • Narcolepsia;
  • Insônia.

Além desses, os motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade para dormir podem vir de outros fatores como depressão, ansiedade, uso compulsivo das redes sociais, até situações mais específicas como dormir em um colchão desconfortável ou em um ambiente barulhento.

Como eles se relacionam com a higiene bucal?

É aí que entra a higiene do sono, que nada mais é do que práticas e hábitos que ajudam no processo de descanso. Ou seja, o que fazemos antes de dormir impacta diretamente no nosso sono, como uma espécie de preparativo para descansar.

Uma dessas práticas é a escovação dos dentes ou facetas de resina antes de dormir, por exemplo.

Ao escovar tranquilamente, usando fio dental e enxaguante bucal, o corpo inconscientemente entende que aquela é uma das atividades finais do dia, que precede a hora do sono. 

Além disso, a escovação noturna contribui para a eliminação dos restos de alimentos consumidos durante o dia, e durante a noite a produção de saliva na boca é diminuída, abrindo espaço para a formação de bactérias.

Portanto, escovar os dentes antes de dormir é um hábito mais que válido para a saúde. 

Em casos avançados onde o hábito da escovação não é feito de forma correta, não só da escovação noturna mas como as do dia a dia, pode ser necessário um clareamento dental, indicado para aqueles que desejam melhorar a cor do sorriso quando este se encontra com manchas ou amarelado.

Outros hábitos que compõem a higiene do sono são:

  • Se dedicar a uma rotina de sono;
  • Evitar o consumo de bebidas como café e refrigerante;
  • Estar em um ambiente relaxante e apropriado;
  • Controlar a ingestão de líquidos;
  • Evitar comer pouco antes de dormir;
  • Se afastar do celular pelo menos duas horas antes;
  • Evitar preocupações do dia seguinte e buscar relaxar a mente.

É muito comum pessoas pesquisarem por valor clareamento dental assim que notam pequenas manchas ou sinais de amarelamento dos dentes.

Quando esses sinais são detectados no início, a melhor forma de lidar é mantendo – ou criando – o hábito frequente da escovação com um bom creme dental, escovas de cerdas macias e enxaguantes bucais que contribuem para dentes mais brancos.

Entendendo a odontologia do sono

A odontologia do sono é uma área que estuda os distúrbios do sono, quando estão relacionados diretamente com a odontologia, como é o caso da apneia obstrutiva do sono, por exemplo, que pode desencadear o bruxismo e ronco quando não tratada.

No caso da apneia, o paciente para de respirar e também promove ruídos por um curto período (em torno de 20 segundos), várias vezes durante a noite por conta de obstrução nas vias aéreas, que impedem a passagem de ar e acabam prejudicando o sono.

Já no bruxismo, a questão é que o paciente, involuntariamente, coloca uma pressão nos dentes, os apertando, batendo ou deslizando, principalmente durante o sono. Esse problema, além de desgastar os dentes, pode provocar dores de cabeça e nos músculos do rosto, sendo esses dois fatores que impedem um sono tranquilo. 

É possível encontrar em clínica de implante dentário tratamentos que favorecem uma melhor qualidade de sono a pacientes que sofrem desses dois problemas.

O principal tratamento para apneia do sono é o uso do CPAP – que traduzido do inglês, significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas, se tratando de uma máscara que cobre nariz e boca, e distribui o ar corretamente nas narinas de forma espontânea. 

E, para o bruxismo, o ideal é tratar com o uso de placas que podem ser de silicone ou acrílico, e que quando usadas, impedem o atrito entre os dentes e relaxam os músculos da mastigação.

Em pesquisas por quanto custa um implante dentário, também é possível encontrar maiores informações sobre esses e outros tipos de tratamento, lembrando que o ideal é se consultar com um especialista antes de qualquer decisão de tratamento, para que o mesmo avalie e indique o melhor procedimento a ser feito.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários para: Entenda os impactos da higiene bucal com a qualidade do seu sono

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *