As concussões são uma lesão comum e a maioria das pessoas se recupera rapidamente. Ainda assim, todas as lesões cerebrais precisam ser levadas a sério para proteger sua saúde física e mental. Este guia irá ajudá-lo a compreender melhor as concussões e fornece informações importantes para o tratamento e prevenção.
Os fatos sobre concussões
- Entenda o que acontece quando você recebe uma concussão. Uma concussão é uma lesão cerebral traumática que abala o cérebro. Normalmente, seu crânio e fluido espinhal fornecem proteção e uma almofada segura, mas um golpe severo pode abalar seu cérebro. Causas comuns incluem acidentes de carro, quedas e esportes.
- Reconhecer os sintomas. Os sintomas mentais e físicos incluem dificuldade em pensar e lembrar, dores de cabeça, visão turva e perda de energia. Você também pode experimentar sofrimento emocional e distúrbios do sono. Algumas pessoas ficam sonolentas e outras podem ter problemas para adormecer.
- Obtenha cuidados médicos de emergência se você desmaiar. A maioria das concussões não envolvem perda de consciência. Se você fizer desmaiar mesmo que brevemente, cuidados urgentes são necessários para avaliar a sua condição.
- Observe outros sinais de perigo. As concussões graves ou repetidas podem requerer hospitalização. Obtenha ajuda imediatamente se tiver vômitos, dores de cabeça intensas, fala irregular ou perda de equilíbrio. Olhe para ver se uma pupila aparece maior do que o outra.
- Tome um cuidado especial com crianças pequenas e adolescentes. Os jovens podem estar em maior risco. Além dos sintomas típicos, as crianças pequenas costumam chorar persistentemente ou parar de comer. Alguns estudos descobriram que quase metade dos jogadores de futebol do ensino médio sofrem pelo menos uma concussão.
- Esteja ciente dos riscos para os idosos. É fácil perder os sintomas de lesões cerebrais em pessoas mais velhas. Informe o seu médico sobre quaisquer quedas, especialmente se tomar medicamentos como diluentes do sangue, o que poderia causar complicações.
Tratamento de concussões
- Descanse bastante. Dormir e descansar é o melhor remédio para qualquer lesão cerebral. Dê ao seu corpo tempo para curar.
- Consulte o seu médico. Um médico pode pedir-lhe para responder a perguntas que vão revelar o quão bem você pode se concentrar e raciocinar. Testes como tomografias e ressonâncias magnéticas detectarão qualquer hematoma ou sangramento.
- Peça a um ente querido para vê-lo. Se o seu médico o verificar e disser que é seguro ir para casa, peça a um ente querido que o assista até o dia seguinte. Eles podem acordá-lo a cada poucas horas e verificar se há alguma alteração em sua condição. Se você puder responder a perguntas simples como seu nome e não mostrar sintomas perigosos, sua recuperação provavelmente está no caminho certo.
- Escolha os analgésicos direito. O seu médico pode dar-lhe uma receita ou recomendar acetaminofeno para dor de cabeça. Evite aspirina ou ibuprofeno, porque eles tendem a aumentar o sangramento.
- Pare de beber. É melhor evitar o álcool durante a sua recuperação. Converse com seu médico sobre qualquer droga que você está usando para ter certeza de que eles estão seguros.
- Fique tranqüilo. Adie qualquer atividade desafiadora até que seu médico diga que é seguro. Isso inclui tarefas fisicamente e mentalmente exigentes como levantamento de peso ou jogos de computador.
Prevenção de Concussões
- Dirija com cuidado. Use o cinto de segurança. Beba com moderação e use um motorista designado se você beber muito.
- Ensine as crianças regras básicas de segurança. Ensine as crianças sobre como atravessar a rua. Exija que usem equipamentos de proteção ao praticar esportes. Falar sobre a segurança do parque de diversões e os perigos de arruaceiros.
- Corrija os perigos em sua casa. Inspecione sua casa para coisas como tapetes escorregadios ou iluminação inadequada. Compre tapetes de banho antiderrapantes e instale trilhos de proteção “corrimãos” nas escadas.
A cabeça humana é projetada bem para proteger seu cérebro sob circunstâncias normais mas às vezes os acidentes ocorrem. Saber como prevenir e tratar concussões pode ajudá-lo a evitar lesões e acelerar a sua recuperação.
Sem comentários
Deixe um comentário Cancelar