1. Hospedagem de Sites

Qual a diferença entre domínio e hospedagem de sites?

Se você é uma pessoa que está começando no mundo virtual e ainda não tem muito conhecimento, este post foi feito especialmente para você. Vamos explicar, detalhadamente o que é domínio e hospedagem de sites, qual a diferença desses dois assuntos, as vantagens que você pode ter ao escolher um bom servidor de hospedagem, além de outros temas interessantes e importantes para deslanchar seu site ou blog e poder começar seu negócio online.

Domínio, o primeiro passo para criar um site

O registro de domínio é a primeira etapa que você deve cumprir para ter sua presença garantida na internet. Com o domínio próprio, você pode garantir o seu site no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana e assim por diante.

Depois de criado o domínio, você vai poder montar o seu site e hospedá-lo em um servidor confiável, onde poderá receber todas as visitas de usuários e tomar as rédeas de seu negócio online.

Para fazer uma comparação, o registro de domínio é a mesma coisa que abrir uma empresa, conseguindo legaliza-la através de um CNPJ que irá permitir que você possa trabalhar tranquilamente. O domínio, portanto, é sua identidade virtual, garantida de forma personalizada para que você possa criar o seu site.

De uma maneira geral, o registro de domínio possui uma validade anual, em qualquer lugar do mundo. Contudo, você também pode garantir o registro por mais tempo desde a primeira vez.

Além disso, você ainda tem as opções de registrar um domínio nacional ou um internacional, podendo postar conteúdo em qualquer idioma ou até mesmo criando um site bilíngue, que pode ser lido tanto em português quanto em inglês (muito embora o Google já tenha uma ferramenta automática de tradução).

Diferenças principais entre os domínios

Vamos entender primeiramente as principais diferenças entre domínios nacionais e internacionais:

Os domínios nacionais são todos aqueles terminados em “.br”, sendo que os nomes mais comuns são terminados em “.com.br”. Você também pode encontrar opções de órgãos ou entidades, como “.edu.br”, para escolas; “.org.br” para entidades sem fins lucrativos e muitas outras. Basta consultar no órgão regulador de domínios no Brasil, o Registro.br, instituição ligada ao governo federal especificamente para o registro de domínios. No Registro.br você vai pagar uma manutenção anual de R$ 40,00 por cada domínio registrado.

Os domínios internacionais podem ser registrados diretamente através de alguns provedores de hospedagem e domínios como. O valor de registro e manutenção por um ano é em média de R$ 30,00. Nos domínios internacionais você pode usar as terminações mais comuns, como “.com”, “.net” ou “.org”. Mesmo sendo considerados sites internacionais, você vai poder usar esses domínios normalmente para um site nacional. Existem diversas empresas, inclusive nacionais, que fazem isso. Namecheap, Godaddy e Superdomínios só para citar algumas.

Mas, tenha atenção: depois que você registrar o seu domínio, não vai poder mudar o nome ou fazer o cancelamento de sua inscrição. Você vai precisar de pelo menos um ano para definir se vai continuar ou não usando o domínio e, durante esse período, vai poder optar se vai usar ou não o domínio criado, ou se vai aplica-lo para fazer o direcionamento para outro site já existente.

Essa condição é possível, principalmente quando você cria um domínio parecido com outro mais famoso. Você pode criar diversos domínios, mantê-los sob sua responsabilidade e simplesmente fazer o redirecionamento. Assim poderá garantir maior número de visitas.

Como escolher o nome para o domínio

Quando for criar o seu domínio, tome cuidado para escolher um nome fácil, que tenha apenas uma ou duas palavras. Assim, os usuários terão mais facilidade em lembrar do seu site e acessa-lo.

Tenha cuidado, uma vez que o nome que você pretende pode já ter o domínio registrado por outra pessoa ou empresa. Nesse caso, ou você vai precisar mudar o nome ou colocar uma palavra antes ou depois daquela que escolheu para conseguir fazer o registro.

Outra situação que pode acontecer é o domínio não estar sendo usado, mas já ter sido registrado. Nesse caso, se for do seu interesse, no próprio Registro.br você vai encontrar como se comunicar com o proprietário e negociar com ele, seja comprando o domínio ou criando uma parceria, se considerar interessante.

Algumas empresas oferecem o registro de domínio juntamente com os serviços de hospedagem de sites, inclusive oferecendo serviços de e-mail para seu site. Se considerar interessante, do ponto de vista financeiro, pode facilitar sua vida.

O que é o serviço de hospedagem de sites?

Agora que você já sabe o que é domínio, tendo sua marca constituída virtualmente, ou seja, já tendo meios de criar o seu site, vai precisar ter um local, como se fosse um ponto comercial para poder trabalhar.

Esse ponto comercial é o serviço de hospedagem de sites.

O registro de domínio vai garantir que sua marca está devidamente registrada pelo período de pelo menos um ano e, agora, você precisa de um local no mundo virtual para guardar os arquivos do seu site.

Portanto, você vai precisar de um serviço de hospedagem de sites. Com a hospedagem de suas páginas, você vai garantir que seu site seja visto por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite. Para isso, basta que o usuário digite o seu endereço, com o domínio registrado por você.

Com o plano de hospedagem contratado, você tem o seu ponto comercial na internet garantido. Mas, se voltarmos à nossa comparação com uma empresa, o ponto ainda não tem nada, está completamente vazio. Mesmo que um usuário digite o endereço eletrônico, não irá encontrar nada: é como se, de repente, batesse com a cara na porta.

O seu plano de hospedagem apenas garante que o site vai estar acessível a qualquer momento e de qualquer lugar, mas você precisa ter alguma coisa para mostrar.

Portanto, agora é a hora de preparar o seu ponto comercial para ser utilizado, planejando toda a sua arquitetura, como se você estivesse trabalhando no mundo real. Você vai precisar definir um layout, escolher templates, definir como divulgar seus produtos e serviços, ou seja, você agora precisa de um profissional, se não tiver o conhecimento necessário, para criar as páginas de seu site, oferecendo aos usuários um site totalmente customizado e acessível.

Aqui precisamos prestar atenção num ponto crucial: antes, os sites eram acessíveis apenas por computadores de mesa e notebooks. Hoje, os sites precisam ser adaptáveis também para smartphones e tablets. Portanto, o cuidado deve ser maior, já que o usuário poderá acessar de qualquer dispositivo e, em todos eles, vai precisar de um mesmo layout. Isso porque, de cara, ele vai saber que está no site correto.

Você pode gostar de ler:

👉 Domínio: O que é e como funciona?

👉 Hospedagem de sites: o que é e como funciona?

👉 Coisas para verificar antes de escolher uma hospedagem de sites

👉 Dicas para encontrar a melhor hospedagem de sites

O plano de hospedagem de sites também pode ter ferramentas para criação de sites

Existem diversos planos de hospedagem que também oferecem ferramentas para criação de sites. Na verdade, o principal objetivo do plano de hospedagem é assegurar sua presença na internet, mantendo suas páginas hospedadas em computadores que garantem o acesso.

Se você tem conhecimento de criação e programação, poderá criar o seu próprio site ou, se for o caso, contratar uma agência para desenvolver essa parte. O desenvolvimento do seu site, em primeira instância, é totalmente de sua responsabilidade. Assim, você pode fazer o site da forma que mais for conveniente para seus objetivos.

Quando você contrata um plano de hospedagem de sites que também oferece ferramentas para desenvolvimento de sites, caso queira, poderá montar o seu site de uma forma bastante rápida, seguindo as etapas indicadas que, de forma geral, são bastante didáticas, permitindo criar um site profissional em apenas algumas etapas.

Normalmente, as ferramentas para criação de sites estão disponíveis no próprio painel de controle, que é liberado para você depois da confirmação da assinatura do serviço. Se for um site simples, sem muitas necessidades de plug-ins, você não vai precisar de conhecimentos mais aprofundados.

Contudo, se você pretende criar uma loja virtual, por exemplo, é necessário contratar um profissional especializado para lhe ajudar, já que você vai precisar de muitas outras ferramentas, geralmente não disponibilizadas pelo painel de controle.

Algumas empresas também oferecem pacotes de serviços de domínio e hospedagem combinados e, nesse caso, analise os valores, já que você pode ter algumas vantagens, economizando durante o processo.

Hospedagem e e-mails

Quando você faz uma assinatura de serviços de hospedagem de sites, não pode se esquecer das contas de e-mail. A grande parte dos planos de hospedagem existentes hoje oferecem contas de e-mails e, dependendo do plano escolhido, você poderá ter quantidade limitada ou ilimitada, podendo criar caixas postais para diversos setores ou colaboradores.

As contas de e-mail fornecidas pelos planos de hospedagem podem ser acessadas pelo navegador (webmail) ou serem configuradas em leitores de e-mails, podendo receber as mensagens diretamente no computador ou celular, como acontece com o Outlook da Microsoft ou com o Mozilla Thunderbird, por exemplo.

Nas ferramentas de e-mails você terá os recursos disponíveis, como calendários, filtros de mensagens, assinaturas, respostas automáticas e outras configurações e, além disso, também poderá divulgar seus e-mails em todos os meios de comunicação de sua empresa ou de seu site.

Concluindo

Como você pode ver, o domínio e a hospedagem de sites são coisas que se interligam, uma dependendo da outra. É assim que todos os usuários podem acessar os sites disponibilizados na internet.

Vamos comparar de forma grosseira: se o servidor fosse um hotel, o domínio seria o seu quarto, onde você está hospedado e de onde pode atender seus usuários.

Através dos serviços oferecidos pelo servidor de hospedagem você pode hospedar seu endereço, ou domínio e, dessa forma, captar clientes para seu negócio online.

https://blogueiroconvidado.com
Você gosta dos artigos de redacao? Follow on social!
Comentários para: Qual a diferença entre domínio e hospedagem de sites?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes